quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Escrituração fiscal – entrevista com o Professor Max Vieira

Maxmiliano Crispim Vieira é professor, consultor, contador e escritor. Conversamos com o professor sobre a sua carreira profissional e sobre escrituração fiscal.

Como nasceu o seu interesse em escrever livros?
Max Vieira: Em 2007 comecei escrever meu primeiro livro 'A ARTE DE VENDER, FAZENDO ACONTECER" percebi que a profissão de vendas era muito importante e pouco valorizada com isso decidi passar um pouco da minha experiência através da obra. Já que em 1994 entrei diretamente neste mercado de vendas agregando conhecimento e informação, pois estava recém casado e tinha que equilibrar o orçamento, vi nas vendas a forma de aumentar minha renda. Em 2009, publiquei o livro e fiquei surpreendido com o resultado, inclusive com comentários praticamente todos positivos. Então passei a ver no livro uma grande fonte de comunicação, foi quando escrevi os outros:
- ESCRITA FISCAL BASICA
- ADMINISTRAÇÃO BÁSICA E OBJETIVA
- A FASCINANTE PROFISSÃO DE DETETIVE
É importante salientar que todos os livros que publiquei são frutos de experiência que obtive na função dos temas, pois já fui Auxiliar de Escrita Fiscal, Auxiliar Administrativo e Detetive particular, ou seja, conheço os temas na teoria e pratica.

Qual foi a sua inspiração para escrever o livro “Escrita Fiscal”?
Max Vieira: Como sou da área contábil, profissão essa que estou desde 1989, percebi que sempre que procurava informações referente a contabilidade direta ou ao departamento pessoal sempre havia uma vasta opção de variedades de informações, mas quando se tratava da escrita fiscal, as opções caiam praticamente para zero, ficando evidente a falta de conhecimento e qualificação dos profissionais da área no sentido Escrita fiscal. Para se obter informações sobre o tema era necessário picar a informação, por exemplo: se queria saber coisas simples como o que é imposto e tributo, você encontraria em direito tributário, se quiser saber sobre taxas, encontra em contabilidade civil, ou seja, onde encontro informações de escrita fiscal básica, departamento fiscal etc. Dai tive a inspiração de juntar todas informações básicas da escrita fiscal e publicar o livro,  assim qualquer pessoa, seja profissional da área, contadores, estudantes, professores, poderiam ter um material de apoio básico para referencia e utiliza-lo no dia-a-dia.

Atualmente quais são os maiores desafios da escrita fiscal?
Max Vieira: Hoje os maiores desafios do departamento fiscal é driblar as tentativas de arrecadações forçadas e desesperadas do governo, pois as mudanças são constantes e muitas vezes inesperadas, deixando o contribuinte sem resposta.

Na atualidade qual é o tributo que você considera mais desafiador em termos de processo, sistemas ou complexidade de legislação?
Max Vieira: Na minha opinião o tributo tem sua complexidade, mas causado pelo tipo de regime tributário, ou seja, simples, presumido, real etc. sendo assim acredito que um regime tributário simples e objetivo seria o suficiente para regularizar e simplificar os tributos. Em atividade hoje acredito que o ICMS seja o mais complexo em sua legislação, por ter normas e regras próprias por estado, dificultando muito as negociações de empresas fora do seu domicilio estadual, principalmente burocratizando de forma desnecessária suas negociações e causando muito transtorno aos empresários e contadores.

Quais são os seus projetos para o futuro?
Max Vieira: No futuro espero concluir a minha quinta obra "MEMORIAS DE UMA VIDA, PALAVRAS DO PASSADO", pois se trata do meu primeiro livro pessoal, foge desta área técnica profissional, ele fala do sentimento humano, eu defino como genial. Vou continuar trabalhando em meu escritório (CONSUGEP - Contabilidade & Advocacia -www.consugep.com.br) e pretendo quem sabe voltar a dar aulas, pois em 2013 e 2014 por motivo de tempo não procurei nenhuma instituição para lecionar e nem recebi nenhum convite. Gosto sempre de expressar que o motivo que me levou a sala de aula é puramente sentimental, pois financeiramente e muito pouco tentador, mas amo ser professor e passar minha experiência e conhecimento para outras pessoas, é uma pena que exista pouco espaço no segmento educacional para quem faça com prazer, e não por obrigação.

O professor Max Vieira é consultor e presta assessoria contábil em diversos segmentos, ministra aulas de contabilidade, direito (infância e juventude), matemática financeira, administração e comercial/vendas. Para maiores informações sobre os seus trabalhos consulte o website: www.consugep.com.br


Agradecemos a participação do Professor Max e desejamos muito sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário